Localização
O Estado do Amapá está localizado no extremo Norte do Brasil, quase que inteiramente no hemisfério Norte. Por suas características geo-físicas, sociais, políticas e econômicas, faz parte da vasta região Amazônica ou região Norte do Brasil, tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste. Ocupa uma área de 142.814,585 km².
A cidade de Macapá é a capital do Estado, fica localizada ao sul e é banhada pelo braço norte do rio Amazonas. As cidades mais populosas são Macapá e Santana.
Cultura
Inegávelmente que o Estado do Amapá duma maneira geral, absorve um conjunto de tradições, lendas, crenças e costumes tão ao jeito do seu povo, como se pode observar através do seu riquíssimo folclore.
Ao longo do ano, várias festas se realizam em Municípios do Estado, com o objectivo de valorizar, preservar e divulgar o folclore local.
Gastronomia
A alimentação em toda a região do Amapá, se garante através dos seus pratos típicos indígenas como:
- A maniçoba preparo (feito com folhas de mandioca )
- Acrescido de carne de porco e de bovino
- O vatapé ( prato á base de peixe com muito tempero)
- Caldeirada do tucunaré (peixe com muitos ingredientes)
No entanto a Castanha-do-Brasil, presente em tudo que é doce e as bebidas qual delas a mais saborosa e das quais destacamos o açaí (coquinho onde se extrai vinho); o bacaba, ( palmeira de cujo fruto também se extrai vinho) e o tacacá ( uma sopa típica com sabor selvagem), além de outras iguarias tão saborosas quanto únicas.
Pontos Turisticos
Um dos pontos que mais chamam atenção no turismo de Amapá é um fenômeno natural chamado Pororoca. Pororoca é onde se encontram as águas do mar com as águas do Rio Araguari, fazendo um ensurdecedor barulho e uma elevação da agua de até 6 metros, levando arvores das margens. Em seus rios, cachoeiras e corredeiras há grande variedade de peixe, destacando o Tucunaré peixe simbolo da pesca esportiva.
Amapá ainda conta com suas praias como: Araxá e Fazendinha, proximas da Capital, além do bosque Florestal em Calçoene, a Praia Oceânica do Goiabal, que se destaca por sua beleza natural e pela riqueza de peixes e revoadas de guarás.
O passeio de barco pelo Rio Amazonas e Igarapés, a mina e a extração de manganês na Serra do navio é um dos lugares que não se pode deixar de destacar o turista ainda conhece o marco da linha do Equador onde se fica com o pé no hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul.
Na Capital o principal ponto de visitação é a Fortaleza de São José, onde se encotram os mais imponentes monumentos militares do Brasil Colonial.
Curiosidades
- Quase 40% da rede hidrográfica do Amapá faz parte da bacia do Rio Amazonas. Os rios têm uma importância econômica para a região: lá, são exercidas atividades pesqueiras. Além disso, há regiões em que o acesso só é possível por meio de barcos, o que dá uma importância extra aos transportes hidroviários.
- O Amapá é o único estado do país onde as reservas indígenas estão todas eficientemente demarcadas. Lá, não há invasão de garimpeiros, madeireiros ou agricultores. Essas terras representam 8,6% do território estadual.
- A cidade de Serra do Navio, apesar de ter este nome, não possui um porto. Por lá, nunca se passou uma embarcação.