Amazonas

Bandeira do Amazonas
Bandeira
Brasão do Amazonas
Brasão
Localização do Amazonas
Localização

Amazonas é a maior unidade federativa do Brasil com uma área de 1 559 159,148 km². É maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. É maior que a Região Nordeste e se fosse um pais, seria o decimo sexto maior do mundo em área territorial. É a segunda unidade federativa mais populosa da região norte com 4 milhões de habitantes em 2016.

A densidade demográfica equivale a 2,57 habitantes por quilômetro quadrado.

Gastronomia

A gastronomia do Amazonas foi uma das que mais conservou suas origens índigenas, com pouca influência portuguesa ou africana. É considerada uma das mais exóticas do país.

Por ser uma região de grandes rios, a culinária amazonense valoriza bastante alguns peixes, como o tucunaré e o pirarucu. É comum também o consumo da carne de tartaruga.

Tucunaré
Tucunaré
pirarucu
Pirarucu

Muitos pratos típicos da região são acompanhados pelo pirão, uma espécie de massa de farinha de mandioca que é cozida em caldo de peixe.

Pirão de Peixe
Pirão de Peixe

A Amazônia é singular também pelas muitas frutas, algumas completamente desconhecidas em outras partes do Brasil. São utilizados o cupuaçu, o tucumã, a pupunha e o açaí (que hoje pode ser encontrado em cidades de todo o país e tem fama mundial), entre outras muitas frutas exóticas.

Cupacu
Cupaçu
Tucumã
Tucumã
Pupunha
Pupunha
Açaí
Açaí

Pontos turisticos

Teatro Amazonas

Teatro Amazonas é um teatro brasileiro localizado no largo de São Sebastião, no centro de Manaus, capital do Amazonas. O teatro, inaugurado em 1896, é a expressão mais significativa da riqueza de Manaus durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior.

Presidente Figueiredo, tem mais de 150 cachoeiras

Cachoeiras, grutas, cavernas e observação de pássaros são os atrativos. Cidade também atrai o público interessado em esportes radicais.

municipio_tem_mais_de_100_cachoeiras
Presidente Figueiredo tem 159 cachoeiras nas zonas urbana e rural do município

Aproximadamente 159 cachoeiras, sendo 49 catalogadas, sete corredeiras, nove cavernas e grutas fazem Presidente Figueiredo ser considerado a ‘terra das cachoeiras’. O município, situado a 107 km da capital do Amazonas, integra a Região Metropolitana de Manaus (RMM), a maior região metropolitana brasileira em área territorial e a mais populosa do Norte do Brasil.

A ‘terra das cachoeiras’ é uma boa pedida, principalmente, para os interessados em turismo de aventura e o Ecoturismo.

Cachoeira de Iracema
Cachoeira de Iracema
Cachoeira do Santuário
Cachoeira do Santuário
Parque do Urubuí
Parque do Urubuí

Encontro das águas

O Encontro das Águas é um fenômeno que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta, onde as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km.

Principais Animais em Extinção

As principais causas desse desequilíbrio ambiental são: a caça e a pesca predatória, a poluição do solo, do ar e da água, a alteração climática, tráfico de animais e a perda ou fragmentação dos habitats.

Constantemente atualizada, a lista de animais em extinção no Brasil é uma tarefa realizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Diante disso, na Floresta Amazônica, a lista está aumentando a cada ano, o que reflete uma triste realidade, visto que possui uma função ambiental muito importante.