Rondônia

Bandeira de Rondônia
Bandeira
Brasão de Rondônia
Brasão
Localização de Rondônia
Localização

Rondônia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado na região Norte e tem como limites os estados do Mato Grosso a leste, Amazonas a norte, Acre a oeste e a República da Bolívia a oeste e sul O estado possui 52 municípios. Sua capital e município mais populoso é Porto Velho, banhada pelo rio Madeira. Além desta, há outras cidades importantes como Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Jaru, Rolim de Moura e Vilhena.

É o terceiro estado mais populoso da Região Norte, com seus 1 790 692 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2016, sendo superado apenas pelo Pará e Amazonas. O estado é o terceiro mais rico da Região Norte.

É o único estado brasileiro cujo nome homenageia uma figura histórica nacional, no caso, o Marechal Rondon (1865-1958), que desbravou o norte do país em meados dos anos 1900, inclusive a região que hoje leva seu nome.

Reserva Roosevelt

Na Reserva Roosevelt, formada por 2,7 mihões de hectares e de propriedade dos Indíos Cintas-Largas, localizada em Espigão do Oeste, habitam cerca de 1.200 indíos.

Um estudo inédito que mapeou as reservas minerais do Brasil, apontou que o garimpo do Roosevelt é de uma espécie raríssima. Elaborado pela Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM), o levantamento apontou que o kimberlito tem 1,8 bilhão de anos e uma capacidade de produção de no mínimo um milhão de quilates por ano. Esse número subestimado coloca a Roosevelt, no mínimo, entre as cinco maiores minas de diamantes do mundo. A capacidade real somente poderá ser veri5cada com uma análise mais detalhada, o que ainda não foi feito, pois o garimpo está localizado em área indígena. Para especialistas, a sondagem poderá indicar a Roosevelt como a maior mina do planeta

Cultura

O Estado é um mosaico de diversas culturas, tal modo que ainda nenhum traço cultural prevalece sobre o outro, devido ao grande número de migrantes, oriundos principalmente de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo, além de outros países, como Bolívia, Líbano, Barbados e Japão.

A diversidade cultural de Rondônia é facilmente percebida através de seu calendário de festas, em que destaca-se o bloco carnavalesco Bandado Vai Quem Quer, fundada no ano de 1981 por Manoel Mendoça, o Manelão, e que reúne mais de 100 mil pessoas nas ruas da capital de Rondônia durante os festejos de Carnaval.

Outra festa de grande importância é o Arraial Flor do Maracujá, realizadoa mais de 30 anos na cidade de Porto Velho durante as festas juninas e que representa a força da cultura nordestina na Capital do Estado, sendotambém o segundo maior arraial do Brasil.

Também durante as festas juninas, destaca-se o Festival Folclórico de Guajará-Mirim, em que as grandes atrações são as apresentações dos bois-bumbás, expressão da cultura amazônida na região, e para marcar a imensa força da cultura agropecuária oriunda das regiões sul e sudeste do Brasil há a realização de diversas festas de rodeio e exposições agropecuárias na maioria dos municípios do Estado, destacando-se a Expovil, em Vilhena, Expojipa, em Ji-Paraná e a Expovel,em Porto Velho.

Festas:

Arraial Flor do Maracujá.

Festa do espíritu santo

Culinaria

Tacacá

1-tacaca

Esta é uma receita que mostra muito bem a mistura de influência do estado. O mix de ingredientes como o camarão, a goma de mandioca e as folhas de jambú, um tipo de erva que deixa os lábios meio dormentes, revela um gosto único e bem exótico, além de saboroso.

Caldeirada

2-caldeirada

A caldeirada é um prato bem comum em muitas partes da Região Norte do Brasil, graças à abundância dos pescados nesta área. Os peixes mais populares para a caldeirada de Rondônia são o tambaqui e o tucunaré. É uma comida para muitas pessoas e costuma ser bem temperada. É servida acompanhada por um delicioso pirão.

Torta de cupuaçu

3-torta-de-capuacu

Algumas frutas típicas da região são bastante usadas em receitas de tortas e outros tipos de sobremesa. O cupuaçu é uma delas. A fruta é parente próxima do cacau, e por conta disso seu gosto muitas vezes se assemelha ao do chocolate. Além de tortas, o cupuaçu pode ser usado para fazer bombons e até mesmo receitas de sabor azedo.

Doce de buriti

4-doce-de-buriti

Outra fruta que é bastante usada na gastronomia rondoniense é o buriti. Apesar de ser empregada na confecção de tipos de produtos, de sabonetes a vermífugos, a fruta é rica em vitaminas e cálcio, o que valoriza ainda mais o seu doce. Buriti (ou muriti, como também é conhecido) é também o nome da palmeira na qual esse fruto nasce.