Tocantins

Bandeira do Tocantins
Bandeira
Brasão do Tocantins
Brasão
Localização do Tocantis
Localização

É uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o seu mais novo estado. Está localizado a sudeste da Região Norte e tem como limites Goiás a sul, Mato Grosso a oeste e sudoeste, Pará a oeste e noroeste, Maranhão a norte, nordeste e leste, Piauí a leste e Bahia a leste e sudeste.

Ocupa uma área de 277 720,520 km², pouco maior que o Equador, Burkina Faso e Nova Zelândia. Sua capital é a cidade planejada de Palmas. Na bandeira nacional e no selo nacional do Brasil, o Tocantins é representado pela estrela Adhara (ε Canis Majoris).

As maiores cidades do estado são respectivamente: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Juntas, estas cinco cidades abrigavam, em 2009, cerca de 42,22 por cento da população total do estado. A economia se baseia no comércio, na agricultura (arroz, milho, feijão, soja, melancia), na pecuária e em criações. “Tocantins” é uma referência ao rio Tocantins. É um termo oriundo do tupi antigo: significa “bicos de tucanos”, através da junção dos termos tukana (“tucanos”) e tim (“bicos”). O nome do rio, por sua vez, é uma referência à tribo indígena que habitava a região na época da chegada dos primeiros colonizadores portugueses. A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres a floresta equatorial de transição, sob forma de “mata de galeria”, extremamente variada. A vegetação é o espelho do clima. Em área, o cerrado ocupa o primeiro lugar no estado do Tocantins. As árvores do cerrado estão adaptadas à escassez de água durante uma estação do ano. Caracterizam-se por uma vegetação campestre, com árvores e arbustos esparsos, útil à criação extensiva do gado, por ser uma vegetação de campos naturais, em espécie vegetal dos diferentes tipos de cerrado. O clima predominante no estado é o tropical seco, que é caracterizado por uma estação chuvosa (de outubro a abril) e outra seca (de maio a setembro).

Pratos

Peixada

peixada

Uma receita típica da região, a peixada é preparada com um peixe em posta, alho, cebola, cheiro-verde, cenoura e leite de coco. O peixe é temperado com alho e sal, e em seguida é cozido em água fervente junto com a cenoura, o cheiro-verde e o leite de coco, até ganhar maciez. O costume é servir logo em seguida à preparação, geralmente acompanhado de arroz e farofa de manteiga.

Frango tostado

frango-tostado

Bastante apreciado pela população local, o frango tostado leva, além do frango, alho, sal, toucinho, açúcar, cebola e pimenta-do-reino. Após o frango ser limpo, ele é temperado com alho, sal e pimenta-do-reino. O toucinho é derretido numa panela com o açúcar e a cebola, formando uma espécie de calda que vai por cima do frango enquanto ele é assado e tostado.